Lutepel Auxiliando nos Cuidados Contra a COVID-19
Uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.
Após tantos meses de pandemia, quando se trata de saúde, um assunto que sempre ganha destaque é o fortalecimento das defesas do organismo. A busca por maneiras de aumentar a imunidade ganhou bastante força nos últimos tempos.
Você já sabe qual o papel de uma alimentação adequada e saudável, além da prática de exercícios físicos?
Ao manter uma alimentação saudável e práticas constantes de atividades físicas você estará auxiliando no fortalecimento do seu sistema imunológico e nos sistemas fisiológicos, para que seu corpo consiga defender da melhor forma caso seja infectado.
Nós da LUTEPEL, estamos sempre preocupados com a segurança e proteção dos nossos colaboradores e clientes, portanto criamos esse material para atualizar a todos sobre as melhores práticas durante esse momento. Confira aqui algumas dicas e venha fazer parte dessa corrente do bem!
Alimentação Equilibrada
Uma boa alimentação deveria fazer parte do nosso cotidiano, pois ela não só fortalece nosso sistema imunológico, como traz grandes benefícios: pele saudável, intestino regular, fortalecimento dos cabelos e unhas e muito mais.
Assim, prefira alimentos in natura e pouco processados, que tenham vitamina A, C e E, ferro e ácido fólico e que contenham zinco. Frutas, verduras, legumes, nozes, castanhas, amêndoas e aveia são excelentes opções.
Além disso, também acrescente à sua dieta peixes, carnes, ovos, arroz, feijão, leite, mas lembre-se que tudo em excesso faz mal! Então siga uma alimentação equilibrada com o consumo regular de água. E caso queira saber mais, é só acessar o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde.
Recomenda-se a redução do consumo de gorduras saturadas, gorduras trans, bebidas alcoólicas e produtos ultra processados, como refrigerantes, embutidos, alimentos que possuem excesso de sal, açúcar e outros, além de reduzirem as atividades das células protetoras, esses alimentos ainda prejudicam a nossa resposta imunológica. Então se possível, evite-os!
Higiene dos alimentos
Muito importante! Nunca se esqueça: a contaminação dos alimentos pode ocorrer através do contato na superfície, mesmo que estejam embaladas, então, as medidas de higiene são primordiais para a sua saúde e de seus amigos e familiares.
Lembre-se sempre de lavar bem as mãos e higienizar todos os alimentos vindos da rua, utilizando sabão, água ou álcool 70% em sua forma líquida ou gel.
Atividades físicas
Agora se você já mantem uma alimentação saudável, o que está esperando para começar a praticar atividades físicas? Estudos vêm sendo desenvolvidos de modo a correlacionar a prática de exercícios físicos com a proteção ao COVID-19, identificando que treinos aeróbicos contribuem tanto para o sistema imunológico quanto para o respiratório.
Então, se você está começando, o ideal é fazer caminhadas ou correr, mas sem ficar ofegante. Faça treinos de 30 minutos a 60 minutos por dia, fracionando a sessão em períodos mais curtos, se possível, e pratique pelo menos três vezes por semana.
Tenha cautela, em caso de tontura e aceleração na respiração, reduza a intensidade, aumentando o intervalo dos exercícios. E para você que já treina há um bom tempo, lembre-se de sempre intercalar os exercícios para não sobrecarregar sempre uma parte do corpo.
Continue firme, cuide-se e faça a sua parte que nós faremos também!