Saiba como agir caso um familiar esteja com Covid-19
07
jul

Saiba como agir caso um familiar esteja com Covid-19

Se alguém na sua casa apresentar sintomas da doença, é preciso ter cuidados extras.

Desde os primeiros registros de casos da doença no Brasil, medidas de segurança e higiene vêm sendo adotadas pela população. Porém, mesmo tomando todos os cuidados necessários, ainda é possível que algum familiar tenha se infectado com o coronavírus. Como agir em casos como esse?

Para aqueles que apresentam sintomas leves, o protocolo inicial recomendado pelas autoridades de saúde é ficar em casa por 14 dias – a contar da data de início dos sintomas – e tomar os devidos cuidados para não transmitir para os outros moradores.

Se alguém da família apresentar algum dos sintomas da doença (similares aos da gripe), é necessário adotar medidas de isolamento mais rígidas para evitar o contágio e propagação para os outros moradores.

Com base nas informações divulgadas pelo Jornal da USP, indica-se que a pessoa contaminada não circule pela casa toda, mas sim se limite a um cômodo isolado e ventilado, uma sala ou quarto, por exemplo. Caso a casa seja pequena, com apenas um cômodo, a pessoa deve manter distância mínima de 1 metro dos demais integrantes da família e as superfícies que são tocadas frequentemente devem ser limpas com papel toalha e solução contendo alvejante (na proporção: 1 parte de alvejante para 99 partes de água).

Para a pessoa doente, recomenda-se utilizar um banheiro de forma exclusiva, mas se a casa dispuser apenas de um, é de extrema importância a sua higienização imediata após o uso.

Lavar as mãos com água e sabão diversas vezes durante o dia é uma tarefa que todas as pessoas devem seguir. Dê preferência ao papel toalha para secar as mãos e, caso não seja possível, as toalhas de tecido devem ser trocadas todas as vezes que estiverem úmidas.

Pratos, copos, talheres e demais utensílios domésticos não devem ser compartilhados entre a pessoa adoecida e os demais, o ideal é separar os que serão utilizados pelo paciente e lavá-los separadamente; o mesmo vale para roupas de cama e toalhas de banho, que devem ser lavados separadamente com sabão e água entre 60 e 90ºC.

É de extrema importância a limpeza constante das áreas comuns e superfícies tocadas com frequência, como torneiras e maçanetas. Também é aconselhável o uso de papel toalha descartável em caso de tosse, espirro e higienização nasal.

O paciente deve utilizar máscara cirúrgica sempre que possível e trocá-la com frequência, principalmente se estiver úmida ou danificada.

Dentre todos os cuidados apresentados, é imprescindível que a pessoa contaminada descanse e se alimente bem. E, tão importante quanto, que tenha o apoio da família nesse momento tão difícil.