Certificado

Certificação FSC®
 

Além de garantir o manejo florestal responsável, controla o rastreamento da matéria-prima desde as florestas até o cliente final.

FSC®, sigla de Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal em português) visa promover práticas de manejo florestal que sejam ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.


Quais são os tipos de certificação FSC®

- Manejo florestal (ambiental, social e econômico).

- Cadeia de custódia (rastreabilidade) - LUTEPEL.


Cadeia de Custódia:

- A Cadeia de Custódia comprova a origem do produto certificado através da rastreabilidade de todo o processo de produção. Se um produto possui este certificado, o consumidor tem a certeza de que foi produzido com madeira proveniente de uma floresta certificada pelo FSC®.

 

A importância da Certificação:

O FSC® é uma organização não governamental com sede na Alemanha que estabelece normas padrões de uso para os produtos florestais e credencia empresas Certificadoras independentes nos vários países. Sua criação veio da necessidade urgente de reduzir o desequilíbrio ambiental devido ao alto crescimento do consumo de madeira tropical pelos países desenvolvidos.

Para atingir este objetivo, o FSC® elaborou requisitos chamados de "Princípios e Critérios" que visam melhorar o manejo florestal responsável, assegurando a preservação ambiental e responsabilidade social com viabilidade econômica. A cadeia de custódia permite que a madeira seja rastreada de forma confiável desde sua origem até o consumidor final.


O que motivou a Lutepel a essa iniciativa da Certificação FSC®?

Mais uma vez, a Lutepel, visando as necessidades futuras, seja pela qualidade de seus produtos e serviços ou sustentabilidade ambiental se antecipa a mais essa prática e dá extrema importância à ações e conscientização ambiental a seus clientes e colaboradores. A Lutepel entende que a imagem que pretende alcançar é de segurança e responsabilidade.


Como funciona o FSC® para a Lutepel?

Já que não temos floresta e sim uma fonte mista de matéria prima, fazemos parte de uma Cadeia de Custódia, e temos que provar que as fibras virgens que usamos como matéria-prima venham de boas práticas de manejo florestal. Assim, a Lutepel adotou o Sistema de Transferência. As fontes certificadas que a Lutepel adquire transferem o seu valor para o produto acabado.

 

 

 

 

 

 

 

 

e